top of page
O misterio do boi mansinho

Espétáculos e outros trabalhos antigos

O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO

Sinopse

“O Mistério do Boi Mansinho” trata-se de uma criação colaborativa, inspirado em um acontecimento verídico passado no ano de 1922, entre Juazeiro do Norte e o Sítio Baixa Dantas no Crato. Um boi zebu foi presenteado ao Padre Cícero que, por sua vez, doou o bovino ao Beato José Lourenço, fundador da Comunidade Caldeirão. Esta história do Boi Mansinho ficou conhecida depois do povoado acreditar que ele era santo. O Oitão transcreve para a cena teatral essa memória da cultura caririense, tendo os Contos de Fadas, e seus personagens característicos, bruxa, mago, príncipe e princesa, como referência para a contextualização do mito.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Alan Oliveira, João Heriberto, Joseph Olegário, Leka Lourenço, Paulinho Santos, Suzana Carneiro e Zizi Telécio.

 

Direção: Mauro César

Dramaturgia, Adereços, Cenário, Figurinos, Iluminação, Maquiagem, Música de Cena e Produção:

Oitão Cênico

RIZOMACHADIANO

Sinopse

Para comemorar o centenário de morte do escritor Machado de Assis,  o Oitão Cênico selecionou fragmentos significativos do enredo das duas maiores obras machadianas: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, além do conto “Um apólogo” onde pretende-se colocar na cena teatral as marcas do escritor, são elas: realismo psicológico na caracterização interior dos personagens, enredo não-linear com ações alternadas e digressões, humor irônico, metalinguagem em que o narrador conversa com frequência com o leitor. A tentativa é encenar “RizoMachadiando” a partir do conceito de rizoma em que o pensamento humano se configura numa multiplicidade enquanto organização não hierarquizada, não estável, em processo de criação.

FICHA TÉCNICA

Adaptação e Dramaturgia: Mauro Cesar e Suzana Carneiro

 

Atuação: Alan Oliveira, Paulinho Santos e Suzana Carneiro.

 

Contra regra: Mauro Cesar

Adereços, cenários, figurinos, iluminação, maquiagem e produção:  Oitão Cênico

 

Música de Cena: Maria Tereza Madeira

 

Direção: Mauro César

EGOLATRIAS DE EFÊMERAS PRETENSÕES

Sinopse

Onde se encontra o nosso desejo? O que o corpo deseja? Eu me desejo no outro? Quem sou eu diante de meus desejos? São questões, ponto de partida para que o corpo possa dar respostas sensíveis na cena. Apoiando-se nas músicas “Imbalança” de Luiz Gonzaga e “Quando te achei”, composição de Adoniran Barbosa e Hilda Hilst, o ator-performer brinca e expõe ao público a egolatria de si e de suas efêmeras pretensões

Atualmente, a pesquisa do Oitão continua seu desenvolvimento na academia, pois o diretor e ator-performer do grupo foi selecionado tanto para cursar a especialização “Estudos Contemporâneos em Dança” pelo Programa de Pós-graduação em Dança-PPGDança, quanto no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas-PPGAC, ambas as formações realizadas pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, de modo que, o objeto de estudo tem sido o “Corpo Constrangido”, ou seja, o trabalho de des/construção cênica a partir de vivências em que, memórias traumáticas, dolorosas, repulsivas e/ou ridículas dos atores-atriz-performers são presentificadas repercutindo em seus corpos, de modo a transformar experiência em poética, isto é, dar grafias à sentimentos através do corpo, enquanto vetor de um empoderamento do sujeito sobre seus afetos, seu autoconhecimento e, consequentemente, desse lugar à cena enquanto locus de uma experiência.

TEATRALIDADES PERFORMATIVAS

AMOR FEINHO

Sinopse

“Amor feinho é bom porque não fica velho. Cuida do essencial; o que brilha nos olhos é o que é: eu sou homem você é mulher. Amor feinho não tem ilusão, o que ele tem é esperança: eu quero amor feinho”.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Joseph Olegário e Leka Lourenço

 

Operador de luz: João Heriberto

Operador de som: Alan Oliveira

SOBRE O BELO

Sinopse

Em uma narração corporal com perspectivas de movimentos do cotidiano Suzetty, personagem da ação, transmite numa sátira sensível e poética, sobre a vaidade existente em sua personagem deixando a critério do público a reflexão sobre as formas de narcisismo existente em cada um.

FICHA TÉCNICA

 

Atuação: Suzana Carneiro

Operador de luz: Mauro Cesar

Operador de som: João Heriberto

A MOÇA PERFEITA

Sinopse

A ação decorre narrada por uma personagem intensamente envolvida  em conceito midiáticos, fazendo transparecer de maneira bem humorada, o drama da frustração causada pela tentativa no encaixe dos padrões estéticos constantemente exibidos pelos meios comunicativos, deixando em aberto a reflexão sobre a forma que interagimos com tais meios em relação à autocrítica.

NA PONTA DO PÉ

Sinopse

A personagem que se desdobra através de um samba no decorrer da cena, narra expressivamente uma sequência de transições metafóricas, faces de um mesmo ridículo, intrigando o espectador no sentido da exploração de um eu que eclode a cada movimento, causando uma comicidade incomum no espectador.

FICHA TÉCNICA

 

Atuação: Alan Oliveira

Operação de som: Mauro Cesar

 

Operação de luz: João Heriberto

OITÃO EM CENAS

Sinopse

O Oitão Cênico tem nessa proposta o processo de estudo próprio de cada ator com auxilio do diretor e ator Mauro Cesar através de cenas individuais, que exploram sensações e reações expressivas através do corpo, do gesto e sonoridades, na intenção de remeter ao publico as formas afetivas que cada cena causam, instigando assim a reflexão a partir da identificação nas personagens.

FICHA TÉCNICA

 

Atuação: Alan Oliveira, Edmilson Soares, Leka Lourenço, João Heriberto, Mauro César e Suzana Carneiro

 

Direção: Mauro César

 

Operador de luz e som: O grupo

DIFERENÇAS, VERDADES E AFINS

Sinopse

Esquete criado entre a teatralidade e a performatividade, tendo como referência um pot-pourri com três músicas interpretadas pela cantora Zezé Gonzaga, contidas no álbum “Sou apenas uma senhora que ainda canta”, faz parte da 5ª faixa, esse bloco de músicas chama-se no CD de “indiferenças, mentiras e afins...”. A partir dessa inspiração construímos, cenicamente, com as músicas “Cansei De Ilusões/Não Me Culpe/Quando Tu Passa”, a melancolia do corpo e suas desilusões de vida. O prólogo desse esquete tem a música “Eu te amo” de Chico Buarque cantado pelo ator-performer.

FICHA TÉCNICA

 

Atuação e Direção: Mauro Cesar

 

Operação de Luz: Suzana Carneiro

 

Operador de som: Alan Oliveira

FICHA TÉCNICA

Direção e Atuação: Mauro Cesar

 

Técnico de som e Luz: João Heriberto

FICHA TÉCNICA

 

Atuação: Leka Lorenzo

 

Operação de luz: Mauro Cesar

 

Operador de som: Alan de Oliveira

INTERVENÇÕES URBANAS PERFORMÁTICAS E/OU PALHACÍSTICAS

NA FEIRA LIVRE: TEM PALHAÇO, SIM SENHOR!!!

Sinopse

Quatro Palhaços-feirantes montam sua barraca ambulante na feira livre para vender e trocar suas criações e criatividades por meio da interação com os transeuntes através de muita brincadeira, música e interlocuções.

FICHA TÉCNICA

 

Atuação: Alan Oliveira, Edmilson Soares, Mauro César e Suzana Carneiro 

Criação: Mauro Cesar

 

Direção Coletiva: Oitão Cênico

REPI BANSDEI TCHUIU: FELIZ DIA DO ÔNIBUS PRA VOCÊ

Sinopse

É uma intervenção urbana, que surgiu a partir de experiências vivenciais, no principio das atividades intitulada “Buzu Teatro”, ocupávamos terminais e ônibus/coletivos entre as cidades de Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha, também no metrô entre Juazeiro do Norte-Crato e nos ônibus que circulam a Cidade do Juazeiro do Norte. Dois anos depois, a Comunidade Oitão se apropriou da intervenção que mais proporciona uma comunicação direta com público/passageiros, formatamos um roteiro para o que seria: “Repi Bansdei tchuiu: feliz dia do ônibus pra você”. Trata-se de três palhaços que se encontram em um ônibus para fazer o aniversário surpreso de um quarto palhaço. A intervenção acontece com muita música ao vivo, um bolo confeitado, refrigerantes e muita alegria partilhada dentro de um ônibus/coletivo.

FICHA TÉCNICA

Palhaços: Alan Oliveira, Edmilson Soares, Mauro Cesar e Suzana Carneiro

 

Direção: Mauro César

 

Designer Gráfico: João Heriberto

PALHAÇO-OCUPAÇÃO

Sinopse

É uma visitação voluntária que os participantes-palhaços da Comunidade Oitão realizam em alguns abrigos de Idosos do Juazeiro do Norte através do riso, da música, do ouvir e de conversas. Em 2012, o Centro Cultural Banco do Nordeste CCBNB-Cariri nos convidou para entrarmos na programação mensal do centro.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Alan Oliveira, Edmilson Soares, Mauro Cesar e Suzana Carneiro

 

Criação: Mauro Cesar

 

Direção Coletiva: Oitão Cênico

BUZU TEATRO

Sinopse

Em meio à fumaça e tráfego, o meio de locomoção mais significativo para muitos é o coletivo (ônibus), pois para que o movimento rotineiro funcione de forma efetiva é preciso à locomoção do trabalhador, estudante, donas de casa entre tantos outros tipos transeuntes que se movem freneticamente entre terminais e paradas de ônibus. Tendo em vista esse público a Comunidade Oitão, invade os ônibus e terminais de forma cênica, com objetivo de atingir e instigar passageiros e pedestres, que em muitos casos não tem o habito de frequentar teatros, propomos intervenções urbanas com performances variadas, esses investidas tem como finalidade principal uma sensibilização através da teatralidade do cotidiano.

FICHA TÉCNICA

Ator/atriz-Performer: Alan Oliveira, Edmilson Soares, Mauro Cesar e Suzana Carneiro.

 

Direção: Mauro César

 

Designer Gráfico: João Heriberto

Rizoma
Egolatrias
Amor feionho
Sobre o belo
Moça perfeita
Na ponta do pe
Oitao em cenas
Diferenças verdades e afins
Na feira livre
Repibansdei tcguhiu
Palhaço ocupação
Buzu
em cima
bottom of page