top of page
topo da pag

AÇÕES FORMATIVAS  E ARTÍSTICO-CULTURAIS

OFICINA: “A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA COLABORATIVO”

Partindo da experiência poética do “Oitão Cênico”, que desde a sua gênese tem a teatralidade, a performatividade e o palhaço como impulsionadores cênicos para expressar as urgências espirituais e físicas dos integrantes. Em 2009, ano de nascimento do grupo tínhamos um incômodo em comum, pois ao realizamos nossos trabalhos artísticos, bem como, ao apreciarmos os trabalhos de nossos colegas das artes cênicas, percebíamos o esvaziamneto de muitas obras em relação a sua potência de despertar os sentidos e estabeler uma comunicação porosa com o espectador. A partir dessa observação, iniciamos um processo de pesquisa e experimentações cênicas alicerçados no seguinte questionamento: como criar uma obra teatral em que o ator/atriz-performer e o espectador estejam suspensos pelo sentimento em toda duração do espetáculo?

Essa metodologia está sendo vivenciada pelo diretor do grupo Mauro Cesar, dentro do tirocínio docente no mestrado–PPGAC/UFBA, bem como, em novembro/2016 essa experiência foi desenvolvida junto a professores da escola pública no município de Solónópole/CE. Em Janeiro/2017 através do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri/CCBNB-Juazeiro do norte/CE, esta oficina foi ofertada a um grupo de teatro da Vila de Gameleira de São Sebastião no Município de Missão Velha/CE.

PELOS PRADOS

Trata-se uma aula espetáculo resultante de três anos de pesquisa sobre a obra poética da mineira Adélia Prado, realizado nos programas “Literatura em Revista” e “Clube do Leitor” do Centro Cultural Banco do Nordeste-CCBNB/Cariri, Juazeiro do Norte-CE, respectivamente em Março/2014 e Julho/2014.

Dentro de nossas vivências de formação, destacamos algumas atividades que são primordiais para a humanização da comum unidade, dentre elas, está a amizade, experimentações, intervenções e performances realizadas com a atriz, bailarina e coreógrafa Sílvia Moura, na perspectiva de sua poética: a “Dança Desabafo”, como também, o intercâmbio com o Grupo CEM-Centro de Experimentos e Movimento de Fortaleza/CE, coordenado por ela; a nossa participação no retiro de palhaços realizado pelo “Teatro de Rocokóz”, da Cooperativa Paulista de Teatro, um treinamento clownesco intensivo com a palhaça Ciléia Biaggioli; e as vivências de consciência energética desenvolvida com a comunidade pelo terapeuta João Kian (Juazeiro do Norte/CE). A partir dessas experiências desenvolvemos a oficina “A afetividade no processo criativo em teatro de grupo”, tendo como metodologia o processo criativo do espetáculo “Cacos para um vitral”.

FÓRUM: “DESPERTAR PARA UMA ARTE DA CONSCIÊNCIA

Um espaço acolhedor de reflexões e proposições de ações efetivas sobre processo criativo, produção e política cultural contemporânea. Teve sua primeira edição em Março/2014 no Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges, Caririaçu/CE

CARIRI DA CENA EXPERIMENTAL

Ação artístico-cultural em continuidade, tendo a intenção de despertar consciências para a união, cooperação e valorização entre artistas e produtores. A comunidade propôs esta atividade formativa no município de Caririaçu/CE, cidade de origem do grupo, com primeira edição no Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges, em fevereiro/2014. A segunda edição aconteceu em Crato/CE, Setembro/2015 na “Casa Ninho”, a partir desta edição ficou definido pelos participantes um encontro mensal do CCE.

EMBAZAR

Em Maio/2010, a comunidade promove a intervenção na Praça da Matriz de Caririaçu/CE, com o objetivo de realizar um bazar para angariar recursos financeiros para nosso fundo de caixa, realizamos outra atividade na Sede da Comum Unidade Oitão de Teatro, no Juazeiro do Norte/CE em Abril/2013.

PALHACEATA

Atividade da ONG. “Paz Sem Fronteira” de São Paulo/SP e que acontece em rede internacional com o objetivo de ancorar alegria no planeta. A Comunidade Oitão participou nos anos de 2010, 2011 e 2012 em Juazeiro do Norte/CE.

PROJETO SESC DRAMATURGIA-LEITURA EM CENA

Participação do Oitão Cênico nesta atividade desenvolvida pelo SESC que tem o intuito de promover a difusão dramatúrgica nacional e internacional entre grupos do país. Destacamos algumas obras trabalhada pelo Oitão: “A Eleição de um grito parado no ar” - Autores: Lourdes Ramalho e Gianfrancesco Guarnieri; “A menina de lá” - Autor: Guimarães Rosa; “Tabataba” - Autor: Bernard-Marie Koltês, Juazeiro do Norte-CE, respectivamente nos anos de 2011, 2012 e 2014, no Teatro Patativa do Assaré-Juazeiro do Norte/CE.

Oficina a afetividade
Pelos Prados
Forum Despertar
Cariri da cena
Embazar
Palhaceata
Sesc
bottom of page